O tema “A Europa e as Américas” (e suas variações), sempre em voga, mas muito enfatizado nestes tempos de globalização, permite também ultrapassar a questão do “colonialismo” e analisar o espaço atlântico em suas múltiplas perspectivas, observando as ramificações da cultura européia dos sécs. XVI ao XXI nas Américas, bem como o movimento inverso.
Encarar o Atlântico como ponte é o desafio agora proposto, qual seja, pensar tanto as constâncias da cultura européia e os seus ecos nos países americanos, quanto a repercussão que o contato com as culturas do Novo Mundo tiveram na Europa. É fundamental refletir sobre a circulação, a incorporação, a adaptação ou até a recusa de idéias e de bens culturais pelos povos ligados pelo Atlântico, e entender o modo como as culturas européias e americanas, na sua globalidade, têm lidado ao longo dos séculos com essa herança que desde os finais do séc.XV passou a ser história comum. A ênfase na circulação en o intercâmbio permite alterações de ponto de vista com importantes consequências epistemológicas.
Apesar do notável trabalho já realizado pelos historiadores que aderiram a esta perspectiva, a sua aplicação ao espaço atlântico de língua portuguesa ainda está por fazer. Valorizar o Atlântico que hoje é indiscutível elo,bem como recordar a importância da circulação atlântica num mundo regido por políticas determinadas, a partir da geografia dos atuais centros do poder político e econômico,parece ser uma necessidade, mais do que um desafio. Ou seja, esse grande oceano permite não só pensara história comum de povos que a geografia uniu, tanto quanto separou, mas, também, refletir sobre o presente e o futuro comuns. Nesse contexto, merecem destaque as perspectivas multidisciplinares, na focalização das relações internacionais envolvidas.
Dada a relevância do tema e a comunhão de propósitos,o Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPRLB), do Real Gabinete Português de Leitura abraçou o encargo de dar continuidade ao projeto aberto em Paris, no Centro Cultural da Fundação Calouste Gulbenkian, nos dias 4 e 5 de fevereiro de 2010. Eis porque agora promove no Rio de Janeiro a segunda “edição” do colóquio, com o mesmo título, esperançoso de novos desdobramentos, em outros espaços.
ENTIDADE PROMOTORA
Real Gabinete Português de Leitura
através do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras (PPR LB),
do Centro de Estudos.
COMISSÃO ORGANIZADORA / EXECUTIVA
- Profa. Doutora Gilda Santos (UFRJ – Coordenadora-Geral do PPRLB)
- Profa. Doutora Tania Bessone (UERJ – Vice-Coordenadora do PPRLB)
- Profa. Doutora Ida Ferreira Alves (UFF / PPRLB)
- Profa. Doutora Madalena Vaz Pinto (UERJ / PPRLB)
- Profa. Doutora Sheila Moura Hue (PPRLB)
COMISSÃO CIENTÍFICA
- Profa. Doutora Lúcia Bastos (UERJ)
- Profa. Doutora Lúcia Guimarães (UERJ)
- Prof. Doutor Luiz Felipe Baêta Neves Flores (UERJ)
- Profa. Doutora Maria Aparecida R. Mota (UFRJ)
- Prof. Doutor Sérgio Nazar David (UERJ)
- Profa. Doutora Vanda Anastácio (Univ. de Lisboa, Portugal)
ASSESSORIA ACADÊMICA
- Profa. Doutora Angela Telles (Estácio de Sá / PPRLB)
- Profa. Doutora Berty Biron (PPRLB)
- Profa. Graça Ferreira (Estácio de Sá / PPRLB)
- Profa. Doutora Luciana Salles (PPRLB)
- Prof. Doutor Luis Maffei (UFF /PPRLB)
- Profa. Raquel Menezes (UFRJ)
- Prof. Roberto Loureiro (CCAA / PPRLB)
LOCAIS DE REALIZAÇÃO
Sessões Plenárias:
Real Gabinete Português de Leitura
R. Luís de Camões, 30 – Centro. Tel. 2221.3138
Painéis de Comunicações:
Liceu Literário Português
Rua Pereira da Silva, 322 - Laranjeiras. Tel. 2225.0423.
|