RELAÇÕES LUSO-BRASILEIRAS
D. JOÃO VI E O OITOCENTISMO
Promovido pelo Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras
do Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura.
ISSN 1809-2748
APRESENTAÇÃO
O Real Gabinete Português de Leitura do Rio de Janeiro, Instituição das mais importantes o âmbito da presença Portuguesa n cena cultura brasileira, com 170 anos de funcionamento e abrigando uma das bibliotecas mais preciosas do Brasil, vem contribuindo de forma constante e sistemática para o aprofundamento das relações entre Portugal e Brasil. Criado em abril de 2001 no Real Gabinete, o PPRLB - Pólo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras - registra em sua trajetória extensa e variada lista de atividades, e é dentro desse quadro, já plenamente sedimentado e produtivo, que agora realiza seu 4° Colóquio.
Por reconhecer que o ano das comemorações do 2° centenário da transferência da Corte Portuguesa para o Brasil é um momento privilegiado para reavaliar e discutir criticamente a relação entre os dois países, elege como tema “Relações Luso-Brasileiras: D. João VI e o Oitocentismo”, dando seguimento às questões levantadas no colóquio precedente, realizado em abril de 2006, “Entre Iluminados e Românticos”, que se detiveram nas manifestações imediatamente anteriores e posteriores à vinda da Família Real para o Brasil. Este tema de periodização específica vem assinalar ainda o sétimo ano de atividades do PPRLB, sempre empenhado em divulgar, da forma mais ampla possível, sua trajetória de trabalho e a produção de seus associados em prol do Estreitamento das relações entre Brasil e Portugal. Nesta sua quarta edição, o Colóquio necessariamente Interinstitucional e multidisciplinar, constituirá um momento Ímpar de integração entre pesquisadores universitários (docentes e discentes) e a comunidade em geral, uma vez que estará aberto a todos os interessados na observação das transformações decorrentes de transferência da Corte e no papel exercido por D.João VI.
"Mantendo o caráter multidisciplinar dos colóquios que anteriormente organizou, o Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras-PPRLB - promoveu, de 17 a 19 de setembro de 2008, seu 4º Colóquio Internacional, sob o título-tema de “Relações Luso-Brasileiras: D. João VI e o Oitocentismo”. Ainda uma vez no magnífico espaço neomanuelino do Real Gabinete Português de Leitura, congregou expressivo número de pesquisadores brasileiros e portugueses de reconhecido mérito, que abordaram, principalmente, os aspectos históricos, literários, artísticos, culturais e político-sociais da vinda da corte portuguesa para o Brasil e seus desdobramentos ao longo do século XIX. Com o encontro de estudiosos nacionais e estrangeiros, tanto em sessões plenárias como em sessões concomitantes, pretendeu-se apresentar um vasto panorama crítico e analítico sobre o impacto desse acontecimento de tão grande relevância para Portugal e Brasil. Eis aqui disponibilizadas 58 das comunicações que integraram o evento."
COMISSÃO ORGANIZADORA E EXECUTIVA
Coordenadora-Geral: Profª Doutora Gilda Santos (UFRJ/PPRLB)
Vice-Coordenadora-Geral: Profa. Doutora Tânia Bessone (UFRJ/PPRLB)
Coordenadora Executiva: Profa. Doutora Ida Maria Ferreira Alves (UFRJ/PPRLB)
Coordenadora Executiva: Profa. Doutora Madalena Vaz Pinto (UFRJ/PPRLB)
Coordenadora Executiva: Profa. Doutora Sheila Moura Hue (PPRLB)