Apresentação

O mundo não para e a “Lusitana” roda. Era mais ou menos assim o anúncio de uma antiga empresa de transportes que se ouvia pela Rádio Nacional. Pois lembramo-nos dessa publicidade numa altura em que a revista Convergência Lusíada, editada pelo Real Gabinete Português de Leitura, ganha o suporte eletrônico e inicia um novo ciclo de sua existência. Os avanços tecnológicos e as ferramentas mais apropriadas para facilitar a chegada dos textos aos leitores (íamos escrever “às mãos” dos leitores, mas ainda bem que as “decepamos” a tempo) exigem esta mudança, que, estamos certos, irá resultar em maior e mais rápido acesso aos conteúdos da revista, ainda que os mais velhos venham a sentir a falta do papel entre os dedos e o gosto de folhear as páginas, sentido a cada passo.

Esperamos que os leitores aprovem a iniciativa e tirem proveito do empenho dos responsáveis pela edição que, ao correr dos anos, tiveram como alvo principal difundir, com engenho e arte, os valores da cultura atlântica, tanto no seu magistério universitário como no âmbito do Polo de Pesquisa sobre Relações Luso-Brasileiras.

A todos eles, à Direção do Polo e aos colaboradores da Convergência Lusíada o nosso reconhecimento pela passagem para o futuro que estão a promover e a construir.

António Gomes da Costa
Presidente do Real Gabinete Português de Leitura