Pinacoteca

DESCOBERTA DO CABO DA BOA ESPERANÇA

Autor desconhecido, sem data.
Dimensões: Alt. 770 mm X 1010 mm Larg.
Óleo sobre tela.
Representa o solene momento do chantamento do marco padrão, com o brasão das cinco quinas, no chão das novas terras.
“Como lembrança do muito que custou vencê-lo” chamou Bartolomeu Dias de “Cabo das Tormentas” ao cabo descoberto; mas foi D. João II, exultante com a proeza de seus navegadores, que lhe mudou o nome para “Cabo da Boa Esperança”.




CAMÕES NO SEU LEITO DE MORTE

F. Monteiro - Paris, 1883.
Dimensões: Alt. 1200 mm X 1630 mm Larg.
Óleo, sobre tela de linho.
Representa Camões, no seu leito de morte expirando ante o olhar dum amigo que o contempla, respeitoso. Um sacerdote, por trás do leito, faz menção de retirar-se, depois de cumprida a sua missão.




RETRATO DE CAMILO CASTELO BRANCO

Mário Santos, 1917.
Dimensões: Alt. 590 X 460 mm Larg.
Óleo sobre tela.
O artista utilizou como base do retrato o documento fotográfico, uma vez que Camilo se suicidou a 1º de junho de 1890. O pintor escolheu uma fotografia – rara, aliás – em que Camilo aparece sem o seu inseparável “pince-nez”




DESCOBRIMENTO DO BRASIL

José Malhôa, 1907.
Dimensões: Alt. 1250 X 1700 mm Larg.
Óleo sobre tela de linho.
Fixa o momento em que o capitão-mor Pedro Álvares Cabral, pilotos e marinheiros “houveram vista de terra, que se chamou, primeiramente, da Vera Cruz”; situa os personagens no convés da nau capitânia a olharem, fixamente, primeiro, “o recorte ainda vago” e depois a “terra chã, com grandes arvoredos” e a apontarem, depois, para o grande monte mui alto e redondo “que se iria chamar Pascoal, por estarem a oitavas de Páscoa”.




O SONHO DO INFANTE

José Malhôa, 1905.
Dimensões: Alt. 1240 X 1715 mm Larg.
Óleo sobre tela.
Representa Dom Henrique sentado no desvão de um cachopo, no Promontório de Sagres. Contempla o espadanar das ondas nos rochedos, como se estivesse a estudar o regime dos ventos e os mistérios do mar.
Na irisação formada pelas espumas contra o sol e no recorte das nuvens vê a concretização do seu grande sonho: “o sonho bendito que haveria de dar novos mundos ao mundo”.



Acervo Artístico

Pinacoteca