Em Destaque
A cidade de Ulisses, de Teolinda Gersão

Apresentação e lançamento do novo romance da escritora Teolinda Gersão. A apresentação será feita por Gilda Santos e Antônio Torres.

Local: Rua Luís de Camões, 30 - Centro 

Dia / Horário:  29 de setembro de 2017  /  16h00

Curso de Extensão (Letras) - Sangue e Tinta: Crime e violência na literatura portuguesa
É inegável que a violência e o crime estejam presentes no cotidiano de todas as civilizações desde muito antes do mandamento religioso “Não matarás”. Além disto, o misto de curiosidade e horror que geralmente sentimos diante de tais fenômenos, fazem com que quase ninguém escape a esse fascínio. Deste modo, não causa espanto que esses temas sejam tão frequentes na literatura de todos os tempos.
Instituto Camões e Porto Editora lançam nova plataforma de ensino de português à distância

Português mais perto

O Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. e a Porto Editora desenvolveram uma solução educativa com base na tecnologia da Escola Virtual, visando promover a aprendizagem da Língua Portuguesa em qualquer parte do Mundo.

A plataforma Português mais perto reúne centenas de vídeos, tutoriais, animações, testes e exercícios para a aprendizagem da língua portuguesa, proporcionando o estudo individual e autônomo do aluno.

Os alunos têm ainda a possibilidade de recorrer ao apoio de um tutor.

www.portuguesmaisperto.pt
REAL GABINETE PORTUGUÊS DE LEITURA - 180 ANOS

Em 14 de maio de 2017, o Real Gabinete Português de Leitura completou 180 anos de existência.

É a associação mais antiga criada pelos portugueses do Brasil após a independência de 1822.

A sua sede, construída em estilo neomanuelino e que foi inaugurada pela Princesa Isabel em 1887, guarda cerca de 350.000 volumes (milhares de obras raras).  Esse acervo maravilhoso está disponível a qualquer um do povo, pois o Real Gabinete é uma biblioteca pública.

O Real Gabinete funciona como centro de estudos e um polo de pesquisas literárias, dirigido e freqüentado por professores universitários.

Entre as obras raras do Real Gabinete figura um exemplar da edição princeps de “Os Lusíadas”, de 1572. Também possui em seu espólio o manuscrito do Amor de Perdição, obra do escritor português Camilo Castelo Branco.

A biblioteca está aberta ao público nos dias úteis e para ser associado da instituição as inscrições poderão ser feitas diariamente na Secretaria, à Rua Luís de Camões, nº 30 – Centro – Rio de Janeiro
Mais sobre o Real Gabinete

Arquitetura

Cooperadores

O Real Gabinete

Presidentes

Sócios